segunda-feira, 21 de abril de 2008

COMUNICADO DE ADIAMENTO DO 1º CONGRESSO MUNDIAL DE POETAS DEL MUNDO




Sr. LUIZ ÁRIAS MANZO - Secretário Geral de Poetas del Mundo,

Sra. Delasnieve Miranda Daspet de Souza - Embaixadora para o Brasil de Poetas del Mundo

Srs. POETAS DEL MUNDO:

O Rio Grande do Norte é celeiro de poetas e de uma infra-estrutura capaz de receber mais de 2.000.000 visitantes/ano para apreciar as nossas belezas naturais. Por estas e outras justificativas é que o nosso Estado se credenciou para sediar o 1º CONGRESSO MUNDIAL DE POETAS DEL MUNDO na sua Capital, Natal, inicialmente programado para o mês de maio próximo.

Entretanto, a mãe natureza, que ultimamente vem sofrendo agressões inimagináveis por todo o planeta, foi impiedosa com o nosso Rio Grande do Norte. Estamos com cerca de 40% (quarenta por cento) dos 167 municípios em estado de calamidade pública, inclusive a cidade de NATAL, resultando em mais de 20.000 famílias desabrigadas, o que obriga as nossas autoridades a focar seus esforços para a situação que aflige a mais de 60 municípios. O Estado do Rio Grande do Norte se encontra em estado de calamidade pública decretado pelo Governo do Estado.

Além de desabrigar mais de 100.000 pessoas, o estado de calamidade ocasionado pelas constantes quedas pluviométricas - com previsão de continuação até o final do mês de maio próximo - tem trazido sérios problemas de saúde para a população, a exemplo de inúmeros casos de Dengue gerando uma epidemia para os próximos três meses.

O estado de calamidade não aconteceu só no Rio Grande do Norte, mas na maioria dos estados do Nordeste, que além de serem alagados, teve também suas rodovias e cidades inteiras destruídas, deixando a população desabrigada, com surtos de dengue já iniciados e seus poetas sem condições de poderem participar do evento em si.


Na poética Natal e no Nordeste de modo geral - neste momento, não existe clima para a poesia. Precisamos de campanhas de solidariedade para angariar alimentos, roupas e remédios.

É por isso que a SPVA-RN Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN, por seu Presidente PEDRO GRILO NETO e pela Consulesa do Estado do Rio Grande do Norte DETH HAAK, vem transferir a data para a realização do 1º CONGRESSO MUNDIAL DE POETAS DEL MUNDO para o mês de agosto, no período de 19 a 24, iniciativa que contou com o respaldo do Poeta JOAQUIM CRISPINIANO NETO Presidente da Fundação de Cultura José Augusto do Estado do Rio Grande do Norte -, e, também, da direção do Centro de Convenções de Natal, local do acontecimento, que acataram a nova data, e, essa é a mesma atenção que esperamos merecer de todos os Poetas del Mundo, e, por todos os nossos palestrantes e convidados, e os que de uma maneira ou outra estejam envolvidos com o evento.

Manteremos a programação acordada e ajustada com os convidados.

Contratamos uma empresa de eventos para nos ajudar no andamento final - trata-se da empresa MSOM&VÍDEO - Raz. Soc. Eliezer Zulianeli Andrade ME - End: Rua Joca Soares, 1900 - Candelária - Natal/RN - CEP 59.066-070 - CNPJ: 35.296.953/0001-23 / IE: 20.121.425-3 - Fone. 055 84 3217-7729 / 5258 / CEL. 84 9982-6859 / FAX. 84 3217-7838 E-mail: msom@digi.com.br
Acreditando que até a nova data do evento os problemas que afligem o Rio Grande do Norte e ao Nordeste estejam estruturalmente sanados, vislumbramos o sucesso absoluto desse 1º CONGRESSO MUNDIAL DE POETAS DEL MUNDO, contando com o respaldo das nossas autoridades, dos patrocinadores e da população.